Manter a casa limpa e organizada pode parecer uma tarefa difícil e interminável, mas, com os equipamentos de limpeza certos e mudando pequenos hábitos no dia-a-dia é possível simplificar as coisas e deixar tudo muito mais prático. Confira algumas dicas para deixar a casa arrumada sem perder muito tempo:
1 – Arrume a cama quando levantar, assim você espanta a preguiça e deixa o quarto mais organizado.
2 – Abra as janelas e deixe a casa arejar por, pelo menos, uma hora por dia.
3 – Organize seu equipamento de limpeza por partes: coloque em um cesto o que é para limpar o banheiro, em outro o material da cozinha, em outro o da sala e dos quartos, e assim por diante. Desta maneira você se organiza e não fica indo e voltando para a lavanderia em busca do que esqueceu.
4 – Recolha sempre o lixo dos banheiros.
5 – Passe uma escova no vaso sanitário e higienize o assento e o restante do banheiro com um pano e um Limpador a Seco para Banheiro.
6 – Não acumule revistas e jornais velhos. No caso de emergências, é possível consultar artigos e edições online.
7 – Não deixe louça suja na pia. Se usar algo, lave na hora e coloque como regra para todos em casa.
8 – Deixe cestos nos banheiros para roupa suja.
9 – Troque roupas de cama e de banho uma vez na semana.
10 – Usou, limpou, guardou. Isso acabará com 90% da bagunça.
A importância de higienizar os equipamentos de limpeza
Não é apenas a casa que precisa estar limpa e organizada. Os utensílios de limpeza, como vassouras, MOPS, rodos, panos, espanadores e baldes, também necessitam de manutenção e cuidados especiais.
A higienização dos equipamentos prolonga a vida útil dos objetos e ajuda a evitar doenças. No entanto, é preciso prestar atenção e trocar os equipamentos de limpeza doméstica quando estiverem em péssimas condições de uso.
A vida útil de baldes e bacias de plástico, por exemplo, depende da qualidade do material e da frequência e condições de uso. Além de desinfetar os objetos com água sanitária e não sobrecarregar, é fundamental não expor os equipamentos ao sol e guardá-los limpos.
As escovas para a limpeza do vaso sanitário são os utensílios que mais bactérias. Por isso, é essencial limpar profundamente após o uso ou semanalmente. A durabilidade vai depender da frequência de uso. Troque-as quando as cerdas começarem a abrir.
Quer saber mais dicas sobre organização e equipamentos de limpeza doméstica? Não deixe de acompanhar o nosso Blog.