Dicas para cuidar da casa de forma higiênica e saudável

shutterstock_290726510

Você sabia que podem existir alguns riscos para a saúde no processo de limpeza e cuidados com a casa? Fique atento a dores na coluna, alergias, problemas na pele, intoxicações, contaminações e outros.

Confira algumas medidas simples para que a higienização da casa seja mais eficiente e segura!

Bactérias: Existem muitas de bactérias espalhadas por todas as partes da casa e, se o controle e a limpeza não forem feitos da maneira correta, elas podem oferecer riscos para a saúde. Descobrir onde as elas estão é importante para combatê-las e evitar contaminações. Segundo especialistas, as bactérias não voam, não pulam nem andam – elas se espalham pela casa através dos animais domésticos, dos insetos e das mãos das pessoas. É indicada a utilização de bactericidas e de produtos específicos para a limpeza de cada cômodo, assim como Limplex da Útil Fácil, que além, serem ecologicamente corretos, são fáceis de utilizar, eficientes na limpeza instantânea e profunda e contém tensoativo biodegradável.

shutterstock_208522570

Cozinha: Lave bem as mãos e unhas antes de manipular a comida, evite tossir ou espirrar sobre os alimentos, não deixe a louça suja acumulada por muito tempo e lave as frutas antes de comer. É preciso, também, lavar os panos de limpeza com frequência, pois a umidade e os restos de alimentos acumulados podem criar colônias de bactérias.

Lixo: Não deixe acumular, mantenha o saco fechado e em área arejada até que o lixeiro recolha, lave lixeiras com água e detergente diariamente.

shutterstock_299680598

Formigas: Esvazie e mantenha sempre a lixeira limpa e os cômodos livres de migalhas, não sacuda toalhas e panos de cozinha no chão, mantenha a pia seca e sem resíduos de alimentos, use lixeira com tampa e evitando sacolas furadas ou rasgadas.

Banheiro: Dê descarga com a tampa fechada, afaste toalhas de banho e rosto do vaso e guarde escovas de dente e fio dental em locais protegidos.

Animais de Estimação: Cães e gatos podem transmitir mais de 100 doenças para os humanos. A solução indicada pelos estudiosos, para quem vive e inclusive dorme junto com animais, é cuidar da saúde dos mesmos, mantendo-os sempre saudáveis, limpos e com as visitas ao veterinário em dia. Evite varrer pelos para que não voem e se espalhem pela casa, nesse caso aspirar é o melhor caminho.

Postura: Lavar a louça, dirigir o carro, mexer no celular e varrer a casa são atividades comuns na rotina da maioria das pessoas. A má postura na hora de realizar essas e outras posições rotineiras pode resultar em dores, torções ou problemas crônicos e mais sérios.
Varrer a sujeira do chão junto aos pés, curvando a coluna, sobrecarrega a lombar podendo causar lesões na coluna com o tempo. Utilize vassouras e MOPS com o cabo alongado, acima dos ombros e faça o movimento correto para empurrar a sujeira, que deve ser para frente e mantendo a coluna sempre ereta.

Quando for lavar a louça, a torneira deve estar o mais próximo possível da pessoa e não afastada e junto à parede. Isso porque, é ruim para a coluna que ela fique flexionada por tempo prolongado.



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *