Com a correria do dia a dia não percebemos o grande acúmulo de poeira e outros detritos que ficam alojadas em nossos notebooks, monitores e gabinetes. A máquina, muitas vezes, fica em segundo plano na hora da faxina, não é mesmo? Isso contribui ainda mais com o acúmulo de sujeira. Aprenda a limpar seu computador de forma eficiente e segura:
Manter o PC limpo ajuda no seu bom funcionamento e durabilidade, além de ser higiênico, é claro. Pequenas frestas e orifícios possibilitam a entrada e acúmulo de ácaros e partículas de sujeira no interior das máquinas. Além disso, teclado, mouse, monitor e outros componentes também ficam sujos com facilidade. Quem nunca comeu algo enquanto digitava e depois se surpreendeu com a quantidade de migalhas que encontrou?
Caso não tenha limpado seu teclado ultimamente, faça um teste: vire-o e dê umas batidinhas para que a sujeira contida dentro saia.
Para evitar problemas de funcionamento da máquina e, de quebra, se livrar de alergias, é preciso criar o hábito de realizar limpezas periódicas. A poeira que se acumula no interior da máquina pode gerar um mal funcionamento das ventoinhas, o que resultará em superaquecimento e em alguns travamentos.
Além disso, o pó em outros componentes, como memória e processador, também prejudica o desempenho do PC.
Podemos achar que uma simples passada de flanela no gabinete e monitor, ou uma espanada no pó é suficiente, mas nem sempre é assim. E a utilização de água, álcool comum ou produtos derivados não é recomendada para a limpeza de componentes de hardware porque pode danificar as peças. Mas então como limpar de forma eficaz?
Limpando o computador corretamente com agilidade
Para uma limpeza fácil e completa por fora, o pano de microfibra (LINKAR P SITE) é uma ótima escolha, pois tira o pó sem a necessidade de umedecê-lo. Seus componentes permitem que ele absorva o pó e pequenas sujeiras com facilidade, podendo ser utilizado até na tela dos monitores. Você também pode usar um produto específico para limpeza de telas.
No caso de notebooks, limpar a parte exterior e o teclado já é suficiente. Se você usar gabinetes, é possível limpar o interior, mas alguns cuidados devem ser tomados. Como já dito anteriormente, nada de água e outros produtos que possam danificar os componentes.
A limpeza a seco é o seu melhor aliado na limpeza interna de PCS. Com um pequeno pincel para as partes menores, empurre o pó dos cantinhos e, nas partes maiores, use um pano de microfibra. Um secador de cabelos também é um aliado para tirar o pó, desde que não seja utilizado vento quente.
Garanta que todo e qualquer processo de manipulação de computadores e periféricos seja realizado com cautela e delicadeza em um local iluminado e arejado. Antes de começar, certifique-se de que o computador esteja completamente desligado. Quer saber mais sobre limpeza no dia a dia? Continue acompanhando o nosso blog!