Como manter a casa organizada nas férias?

Como manter a casa organizada nas férias escolares?

O período de férias pode deixar os pais meio assustados: será que vai ficar uma completa bagunça? Nem sempre é possível saber de tudo o que está acontecendo pela casa! Então, no artigo de hoje, vamos dar algumas dicas para que você consiga manter a organização (na medida do possível, é claro).

Continue lendo abaixo.

Como manter a casa organizada nas férias?

Antes de tudo, deve-se ressaltar a importância de uma conversa sincera com as crianças, pois só assim elas poderão entender o que podem ou não fazer nesse período.

1. Coloque algumas regras pequenas (mas cruciais para a organização da casa nas férias)

Estabeleça alguns limites de brinquedos, por exemplo: nada de tirar todos os jogos de tabuleiro de uma vez, sendo que apenas um será usado, ou seja, a regra é só tirar um jogo de tabuleiro de cada vez.

Há essa lição antiga (e funcional): brincou, recolheu! Isso serve também para quando a brincadeira ocupa vários cômodos da casa: vai para ao quarto? Recolha o que está na sala antes. Mantenha-se firme na hora de impor isso, pois enquanto você recolher os brinquedos, eles nunca irão guardá-los.

Para que a “hora de guardar” seja mais fácil, deixe algumas caixas (aquelas de plástico mesmo) nos cômodos que mais são utilizados nas brincadeiras. Se quiser, é possível etiqueta-las para que fique ainda mais organizado. Algo do tipo: caixa de bonecas, caixa de carrinhos etc.

Se tiver quintal, nada de pé sujo dentro de casa!

2. Faça-os participarem da preparação da comida ou lanche da tarde

Chegou na hora de fazer a comida ou um lanchinho e você está sem criatividade para entreter as crianças? Faça-as participar!

Escolha pratos fáceis (como aqueles bolinhos de arroz japoneses, os onigiris, por exemplo) e instrua-os a como fazer. Isso pode se tornar um passatempo divertido e, ao mesmo tempo, é possível ficar de olho neles. No exemplo citado acima, a parte que ficaria às crianças é a de modelar, dar forma ao bolinho.

Aproveite essa hora para ensiná-los sobre lavar as mãos, descartar o lixo e a organização do armário/geladeira.

3. Ajuda é sempre bem-vinda

Principalmente se os pais trabalharem fora, avós, tios, ou até uma ajudante são ótimas opções para auxiliar neste período.

Se precisar de um tempo para fazer AQUELA faxina, combine com os pais de outros coleguinhas para que a casa fique só pra você, sem interferências (isso também é útil quando quiser dar uma relaxada).

Na hora de faxinar, utilize os produtos Útil Fácil e não se arrependa: eles otimizam a limpeza de uma forma incrível! Acesse nosso site e veja os itens que ainda estão disponíveis.

Aproveite e leia também: Como usar o MOP para manter a limpeza de casa por mais tempo?



Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *