Como manter o mosquito da dengue afastado da sua casa?

Estamos chegando no período de chuvas e altas temperaturas, portanto, é preciso tomar alguns cuidados para afastar a dengue do seu lar. Confira algumas dicas em nosso blog post!

Afastar a dengue

O mosquito Aedes Aegypt tem sido muito mencionado devido às numerosas ocorrências de dengue, zika e chikungunya, configurando assim um dos principais problemas de saúde pública no momento.

O combate à dengue recebeu incentivo das esferas municipais, estaduais e federais e foi muito eficiente: em 2015, por exemplo, apenas no estado de São Paulo foram relatados mais de 678 mil casos.

Ainda assim, devemos fazer nossa parte, principalmente quando olhamos para um dado da Secretaria Estadual de Saúde, apenas no ano de 2018, até o dia 2 de outubro, foram relatados 9.332 casos, contra 6.269 em todo o ano de 2017. Ou seja, ainda que controlada, houve um aumento no número de casos.

A dengue é uma doença tropical infecciosa causada por um vírus que é transmitido pela picada de várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes Aegypti. Os sintomas incluem febres, dores de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea peculiar, semelhante ao sarampo.

É importante ressaltar que não há contágio pelo contato com doentes e não existe tratamento específico, apenas medicamentos e recomendações para aliviar os sintomas como, por exemplo, a ingestão de bastante líquido.

Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento, baixos níveis de plaquetas sanguíneas, extravasamento de plasma no sangue e diminuição da pressão arterial a níveis perigosamente baixos, o que eleva o risco de morte.

Como eliminar os focos de dengue?

A água parada é criadouro para o mosquito e a melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva e impedindo a reprodução do Aedes Aegypt. Confira 15 dicas para manter a dengue bem longe:

1 – Coloque um pouco de areia em cada prato dos vasos de plantas.

2 – Garanta que os ralos estejam sempre limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente e passando o MOP por cima e ao redor. Se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

3 – Descarte qualquer objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos e garrafas vazias etc.

4 – Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.

5 – Guarde pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva.

Prevenção da Dengue

6 – Mantenha sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana.

7 – Utilize uma escova para lavar os trilhos de janelas e portas, principalmente a parte interna.

8 – Lave louças e utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

9- Troque diariamente a água dos bebedouros de animais e aves e limpe-os com escova ou bucha.

10 – Feche muito bem caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água com a tampa adequada.

11 – Mantenha garrafas vazias sempre de cabeça para baixo.

12 – Limpe com frequência calhas, lajes e piscinas e remova tudo que possa impedir a passagem da água.

13 – Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.

14 – Certifique-se de manter pisos, principalmente os externos, limpos e secos e sem poças d’água. Para isso, utilize utensílios de limpeza específicos, como o MOP, que poderá alcançar e penetrar em locais de difícil acesso e absorver qualquer acúmulo de água indesejado.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo!



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *