Evitando problemas de saúde

Como prevenir problemas causados por produtos de limpeza?

Os produtos de limpeza utilizados no dia-a-dia podem causar sérias consequências ao meio ambiente, como a diminuição do oxigênio em rios, quando despejados nesses locais, por exemplo. E o cenário não é diferente quando se trata do ser humano! Saiba como prevenir problemas de saúde causados pelos produtos de limpeza em nosso artigo.

Evitando problemas de saúde causados por produtos de limpeza

É muito gratificante sentir aquele “cheirinho de limpeza” após terminar a faxina da semana, não é mesmo? Entretanto, o uso e armazenamento incorreto de alguns produtos podem trazer problemas de saúde.

A Organização Mundial da Saúde já alertou sobre as consequências do mal uso: alergias, asma, dificuldades relacionadas ao sistema nervoso. A lista se estende e termina em câncer de próstata, mama e tireoide, nos casos mais graves. Está convencido agora que vale a pena se atentar à essas mercadorias?

Quando descartados na natureza, então, são poderosos agravantes da poluição!

Antes de ensinarmos quanto à prevenção, vamos citar um exemplo. Os amaciantes de roupa (bem como os detergentes para máquina de lavar) contém uma substância chamada amoníaco, que quando aquecida libera o gás de amônia, responsável por causar irritações na pele, olhos e até desencadear distúrbios no sistema respiratório.

Atenção dobrada àqueles cujo objetivo é matar fungos, bactérias e insetos: os agentes químicos em sua composição são fortes e perigosos, quando mal manuseados.

Prevenindo-se de problemas de saúde

Existem várias medidas para tornarem seu cotidiano mais seguro. Para ficar mais fácil, enumeramos as precauções em tópicos:

Opte por utensílios que dispensam produtos químicos

Hoje, no mercado, já existem soluções que diminuem ou até zeram a utilização de produtos de limpeza. Um bom exemplo disso é o pano de microfibra: composto por polímeros específicos, ele torna-se uma saída segura (e sustentável). Basta umedecê-lo e passá-lo na superfície desejada.

Aproveite e leia nosso artigo Pano de Microfibra: Como e por que usá-lo na limpeza diária?

Já pendendo um pouco mais para a linha sustentável, utensílios como os MOPs economizam água nas tarefas diárias.

Evite contato dos produtos com os olhos e a pele

Cada organismo é diferente! Sabendo disso, não dê chances para o acaso: sempre proteja-se com luvas e lave bem as mãos e outras partes que entraram em contato com o produto.

Preste atenção se você sente alguma reação nessas regiões após as faxinas. Se sentir, suspenda e substitua o que você usou.

Vale ressaltar que é de extrema importância manter os produtos de limpeza fora do alcance de crianças. Por normalmente possuírem cores chamativas, são um atrativo e tanto!

Armazene corretamente

Leia as instruções de uso para que a mercadoria possa ser utilizada ao máximo. Além disso, junto ou perto dessas instruções encontra-se as recomendações de armazenamento. Siga-as.

Ainda sim existem cuidados gerais:

– guarde-os longe de alimentos, fogão ou geladeira;

– mantenha-os na embalagem original;

– guarde os produtos de limpeza onde não sejam atingidos diretamente pela luz solar.

Fuja da pirataria

Algumas mercadorias são de procedência duvidosa: sem rótulo, sem selos de segurança e reconhecimento de órgãos reguladores brasileiros. Não coloque sua saúde em risco, fuja da pirataria!

Pesquise antes de misturar diferentes produtos

Determinados agentes químicos, quando misturados inocentemente no dia a dia, formam compostos perigosos e nocivos à nossa saúde, assim como à saúde dos animais e plantas.

Um bom exemplo disso é a combinação de água sanitária e amaciante. Quando juntados, liberam cloroaminas, gases facilmente absorvidos pelo corpo, cujas consequências variam desde irritação da pele até danos renais.

Portanto, caso queira combinar dois agentes, faça uma pesquisa na internet antecipadamente.

Deixe janelas abertas durante a limpeza doméstica

Os possíveis resíduos deixados no ar podem ser diminuídos quando deixa-se as janelas abertas. Abra pelo menos duas, para que uma corrente de ar seja criada no ambiente.

Pode-se concluir, desse ponto, que usar vários produtos de limpeza em ambientes pouco arejados pode ser danoso às pessoas que ali vivem.

Utilize soluções caseiras

Passadas de geração para geração, soluções caseiras podem resolver problemas de higiene e limpeza. Uma solução de água morna, vinagre e bicarbonato de sódio é um bom exemplo: muito eficiente e agride menos o meio ambiente, se comparada aos produtos tradicionais.

Seguindo todas essas dicas, a sua saúde estará protegida de possíveis problemas decorrentes do uso de produtos de limpeza! Não deixe de assinar nossa newsletter para receber novidades e dicas sobre tarefas diárias todo mês. É muito fácil: basta colocar seu e-mail e nome!

A Útil Fácil é uma empresa dedicada a auxiliar o cotidiano de quem desempenha tarefas diárias, através de nossos produtos focados nesse objetivo. Confira o que temos para você em:

Higiene e Limpeza

Utilidades Domésticas



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *