Skip to main content

Como usar o Mop para limpar diferentes tipos de piso?

MOP

Muitas vezes é difícil saber a forma correta de limpar diferentes tipos de pisos. No entanto, algumas medidas simples e alguns utensílios de limpeza específicos, como o Mop, podem tornar a tarefa mais fácil.

Para facilitar sua rotina, separamos algumas dicas valiosas que vão deixar o seu piso brilhando. Acompanhe! Independentemente do tipo de piso, antes de começar a limpeza, repita os três passos a seguir:

1- Retire a sujeira superficial e as migalhas passando o aspirador ou um Mop com tecido eletroestático, para alcançar todos os cantinhos.

2- Mergulhe o Mop no balde e torça bem. Esfregue o chão com movimentos circulares. Para facilitar e evitar pisar no chão molhado comece no fundo do ambiente e vá em direção à porta. Se o piso estiver muito sujo, repita o processo.

3- Abra a janela para deixar que o piso seque naturalmente ou passe um pano de microfibra.

O Esfregão ou Mop pode substituir outros utensílios de limpeza, como vassouras, pás, rodos, pano de chão e até mesmo aspiradores de pó. O equipamento de limpeza, por conta da alta capacidade de absorção de líquidos, é especialmente útil para higienizar pisos internos.

O Mop seco deve ser usado somente em pisos também secos. O objeto é eficaz para remover pequenos resíduos e poeira, pois não levanta partículas, o que ajuda também a evitar que elas se acumulem em superfícies mais altas. Para recolher sujeiras em maior volume, o aspirador é a opção mais prática.

Veja como limpar diferentes tipos de piso!

Piso de cerâmica ou porcelanato: Encha o balde até a metade com água morna, adicione um pouco de detergente líquido incolor e um pouco de álcool 90%. Não jogue o detergente direto no piso, dilua-o sempre em água. Aplique a mistura com o Mop em movimentos circulares e deixe secar naturalmente.

Piso de mármore e granito: Pisos de mármore merecem atenção especial porque mancham com facilidade. Encha o balde até a metade com água e adicione um pouco de detergente líquido incolor. Aplique a mistura com o Mop em movimentos circulares e deixe secar naturalmente.

Piso de madeira de lei e laminado de madeira: Coloque água morna até a metade do balde e adicione um pouco de detergente líquido incolor. Se preferir, substitua o detergente por vinagre branco. Aplique a mistura em movimentos circulares e não se esqueça de torcer muito bem o Mop antes de cada passada. Para manter o brilho do piso, depois de limpo, aplique um pouquinho de lustra móveis misturado em água. Faça isso a cada 15 dias.

mop

Piso vinílico: Encha o balde com água quente e coloque uma xícara de vinagre branco. Aplique a mistura em movimentos circulares, deixando secar naturalmente. Evite detergentes e outros produtos de limpeza neste tipo de piso, pois a maioria deixa resíduos engordurados que atraem a sujeira.

Carpetes e tapetes: Aspire carpetes e tapetes uma vez por semana ou mais, no caso de problemas alérgicos ou bichos de estimação. Outra dica é passar um pano úmido com vinagre branco, uma vez por mês.

Rejuntes: Para limpar os rejuntes de pisos como cerâmica e porcelanato, faça uma mistura com água e bicarbonato de sódio e, depois, borrife a solução nos rejuntes. Deixe a mistura agir por 30 minutos e esfregue com uma escova ou vassoura macia. Feito isso, limpe o piso normalmente.

Antes de utilizar qualquer produto é fundamental ler as instruções nos rótulos das embalagens. Não se esqueça também de higienizar e guardar os utensílios de limpeza adequadamente. Cuidados específicos ajudam a prolongar a vida útil dos objetos.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *