Como usar o MOP para manter a limpeza de casa por mais tempo?

MOP e equipamentos de limpeza

Manter a casa em ordem por vários dias não é uma tarefa simples. No entanto, saber como usar o MOP e outros equipamentos de limpeza para fazer a manutenção da higiene e mudar pequenos hábitos diários pode fazer a diferença na organização dos cômodos.

A circulação de pessoas, que entram e saem com frequência e, consequentemente, trazem sujeira da rua, o acúmulo de pó nos móveis e a louça que tende a aumentar com o passar dos dias são os fatores que mais contribuem para a bagunça.

A dica é não adiar a arrumação! Lave os pratos logo depois de comer, dobre as roupas assim que tirá-las da secadora ou varal, guarde os sapatos no lugar deles logo que chegar em casa, passe rapidamente um Pano de Microfibra pelos móveis e o Mop pelo piso de todos os cômodos da sua casa, pelo menos, uma vez a cada 3 dias para não juntar pó e outros resíduos de sujeira.

O Mop além de economizar água, também otimiza o tempo, até mesmo, em limpezas periódicas mais demoradas, porque sozinho é capaz de substituir a vassoura e o rodo em diversos tipos de piso, sem necessidade de abaixar para torcer ou ter contato com o pano.

Atitudes simples como essas, economizam bastante tempo e ajudam a manter os ambientes limpos e organizados por mais tempo. Além de ser muito desagradável conviver num ambiente bagunçado, quando deixamos serviços simples ficarem acumulados, temos mais trabalho posteriormente.

4 dicas para facilitar a organização da casa

itens de limpeza

1 – Pratique o desapego!

Quando guardamos objetos e roupas que não utilizamos mais, além de acumularmos bagunça, também perdemos espaço. Organize itens básicos como cobertores, toalhas, sapatos, brinquedos e roupas em bom estado e doe para instituições de caridade ou para alguém que esteja precisando. Já os acessórios diferenciados ou objetos de decoração, podem ser vendidos em brechós e feiras de antiguidades.

2 – Utilize as 5 categorias de organização!

Quando começar a arrumação, separe os objetos em cinco pilhas:

  • Ir para outro cômodo;
  • Doar/vender;
  • Dar/devolver para alguém;
  • Jogar fora;
  • Lista de espera (em que você deve colocar os itens que não tem certeza do destino que quer dar).

 

Os itens que estiverem nas primeiras quatro caixas, basta direcionar aos locais certos. Quanto à caixa da “espera”, guarde-a! Mas se você não precisar de nada que está ali durante seis meses, mais ou menos, pode se livrar dos objetos.

utensílios de limpeza

3 – Livre-se das caixas de papelão!

Elas são um verdadeiro convite ao acúmulo de itens inúteis, porque além de serem encontradas com facilidade em qualquer lugar, também impossibilitam a visualização dos objetos internos, o que faz com que muitas vezes esqueçamos o seu conteúdo e as deixemos empilhadas num canto qualquer.

Utilize caixas de papelão apenas para fazer mudança. Nos demais casos de arrumações rotineiras, prefira caixas de plástico ou madeira.

 

4 – Otimize seu tempo!

Para saber se a organização da casa está funcional, faça uma conta simples: quanto tempo você demora para limpá-la quando, por exemplo, vai receber uma visita inesperada? Se você precisa de mais do que 30 minutos para isso, é sinal de que precisa se organizar melhor e de que, provavelmente, está acumulando mais itens do que precisa.

Adquira o hábito de fazer pequenas manutenções diárias, como guardar roupas, lavar louça, tirar o pó e passar um MOP no piso para tirar o excesso de sujeira. Atitudes simples fazem toda a diferença e ajudam a economizar tempo na hora de realizar a faxina pesada. Continue acompanhando o nosso blog para receber mais dicas de limpeza e organização.



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *