Após fazer AQUELA faxina, é normal surgirem algumas dores em consequência do esforço, principalmente na coluna e nas articulações. Por isso, no artigo de hoje vamos dar várias dicas para se evitar e tratar essas dores tão incômodas.
A faxina, por mais cansativa que seja, é necessária. Não tem escapatória. Então, já que se trata de algo inevitável, precisamos fazê-la da maneira mais correta, para que isso não prejudique nosso bem-estar com dores, inflamações e coisas do tipo.
Uma dica importante, para antes da faxina: deixe tudo o que vai usar já separado, pois isso economiza bastante tempo. Se quiser mais eficiência ainda, você tem de conhecer os MOPs, itens de limpeza elaborados especificamente para evitar o retrabalho e facilitar a faxina. Veja alguns de nossos artigos sobre o tema:
MOP Galaxy Top – passo a passo para utilizar
Veja agora algumas dicas para evitar e tratar dores provenientes da faxina:
Não coma nada muito pesado
A faxina é um exercício e, portanto, ingerir alimentos pesados não combina em nada com faxina.
Além de mal-estar e indigestão, essa prática pode levar ao cansaço antecipado. Um exemplo de alimento para se evitar é massa: macarrão, nhoque, lasanhas.
Entretanto, estômago vazio também não pode! Opte por frutas, vitaminas, lanches leves e afins.
Atente-se à postura
O ideal é manter a coluna o mais vertical possível. Se precisar abaixar, como na hora de varrer, por exemplo, não deixe que sua coluna se curve. Mantenha-a reta em todos os movimentos!
Ao invés de ficar agachada, sente no chão. Permanecer um determinado tempo agachado faz com que o joelho seja sobrecarregado, ocasionando dores futuras.
Na hora de lavar roupa no tanque, evite ficar o tempo todo inclinada. A medida correta da altura de um tanque é quando sua borda está em linha com seu umbigo. Na hora de esfregar as peças, não coloque muita força o tempo todo, pois é comum surgir tendinites na região do punho e do cotovelo.
Isso também serve na hora de cozinhar!
Alongue-se
A faxina, quando completa, é um exercício que trabalha diferentes grupos musculares, tanto inferiores como superiores, por isso, prepare seus membros através de alongamentos e aquecimentos.
Muitas lesões ocorrem devido ao corpo “estar frio”, ou seja, despreparado para atividades naquele momento.
Portanto sempre alongue-se antes de começar a faxina ou comece fazendo movimentos que não exijam muito esforço.
Muitas pequenas lesões ocorrem devido ao despreparo muscular e articulatório antes de exercícios.
Não carregue excesso de peso
Peso em excesso é um crime, principalmente para quem não tem preparo.
Peça sempre ajuda para distribuir o peso de um móvel em dois.
Não exagere no tempo
Duas horas é um bom tempo para uma faxina. Mais do que isso pode sobrecarregar o corpo.
Outro fator importante que pode ser citado nessa dica é que deve-se prestar atenção em todo o corpo enquanto higieniza: desligue um pouco a música e veja atentamente se alguma parte está doendo.
Se houver dores reincidentes/crônicas procure um médico!
Já tenho dor. Como tratar?
Tudo depende da intensidade e reincidência da dor.
Em caso de dores leves e novas, ponha gelo na região e evite exercícios que utilizem a região afetada. Anti-inflamatórios são bem-vindos, mas nada de automedicar-se!
Já em caso de dores crônicas, ou seja, que vão e voltam o tempo todo, procure um especialista e trate o quanto antes: as tendinites, muito comuns em práticas como a faxina, são mais fáceis de tratar quando descobertas no início.
Para ficar por dentro de dicas de limpeza, continue acompanhando nosso blog e veja as opções de produtos que tornam a faxina mais prática em nossa loja.
Leia também: Como prevenir problemas causados por produtos de limpeza?