Faxina de casa: Como evitar dores na coluna e em outras regiões?

Após fazer AQUELA faxina, é normal surgirem algumas dores em consequência do esforço, principalmente na coluna e nas articulações. Por isso, no artigo de hoje vamos dar várias dicas para se evitar e tratar essas dores tão incômodas.

A faxina, por mais cansativa que seja, é necessária. Não tem escapatória. Então, já que se trata de algo inevitável, precisamos fazê-la da maneira mais correta, para que isso não prejudique nosso bem-estar com dores, inflamações e coisas do tipo.

Evitar dores na coluna durante a faxina

Uma dica importante, para antes da faxina: deixe tudo o que vai usar já separado, pois isso economiza bastante tempo. Se quiser mais eficiência ainda, você tem de conhecer os MOPs, itens de limpeza elaborados especificamente para evitar o retrabalho e facilitar a faxina. Veja alguns de nossos artigos sobre o tema:

MOP para áreas externas

MOP Galaxy Top –  passo a passo para utilizar

Veja agora algumas dicas para evitar e tratar dores provenientes da faxina:

Não coma nada muito pesado

A faxina é um exercício e, portanto, ingerir alimentos pesados não combina em nada com faxina.

Além de mal-estar e indigestão, essa prática pode levar ao cansaço antecipado. Um exemplo de alimento para se evitar é massa: macarrão, nhoque, lasanhas.

Entretanto, estômago vazio também não pode! Opte por frutas, vitaminas, lanches leves e afins.

Atente-se à postura

O ideal é manter a coluna o mais vertical possível. Se precisar abaixar, como na hora de varrer, por exemplo, não deixe que sua coluna se curve. Mantenha-a reta em todos os movimentos!

Ao invés de ficar agachada, sente no chão. Permanecer um determinado tempo agachado faz com que o joelho seja sobrecarregado, ocasionando dores futuras.

Na hora de lavar roupa no tanque, evite ficar o tempo todo inclinada. A medida correta da altura de um tanque é quando sua borda está em linha com seu umbigo. Na hora de esfregar as peças, não coloque muita força o tempo todo, pois é comum surgir tendinites na região do punho e do cotovelo.

Isso também serve na hora de cozinhar!

Alongue-se

A faxina, quando completa, é um exercício que trabalha diferentes grupos musculares, tanto inferiores como superiores, por isso, prepare seus membros através de alongamentos e aquecimentos.

Muitas lesões ocorrem devido ao corpo “estar frio”, ou seja, despreparado para atividades naquele momento.

Portanto sempre alongue-se antes de começar a faxina ou comece fazendo movimentos que não exijam muito esforço.

Muitas pequenas lesões ocorrem devido ao despreparo muscular e articulatório antes de exercícios.

Não carregue excesso de peso

Peso em excesso é um crime, principalmente para quem não tem preparo.

Peça sempre ajuda para distribuir o peso de um móvel em dois.

Não exagere no tempo

Duas horas é um bom tempo para uma faxina. Mais do que isso pode sobrecarregar o corpo.

Outro fator importante que pode ser citado nessa dica é que deve-se prestar atenção em todo o corpo enquanto higieniza: desligue um pouco a música e veja atentamente se alguma parte está doendo.

Se houver dores reincidentes/crônicas procure um médico!

Já tenho dor. Como tratar?

Tudo depende da intensidade e reincidência da dor.

Em caso de dores leves e novas, ponha gelo na região e evite exercícios que utilizem a região afetada. Anti-inflamatórios são bem-vindos, mas nada de automedicar-se!

Já em caso de dores crônicas, ou seja, que vão e voltam o tempo todo, procure um especialista e trate o quanto antes: as tendinites, muito comuns em práticas como a faxina, são mais fáceis de tratar quando descobertas no início.

Para ficar por dentro de dicas de limpeza, continue acompanhando nosso blog e veja as opções de produtos que tornam a faxina mais prática em nossa loja.

Leia também: Como prevenir problemas causados por produtos de limpeza?



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