Organizando a casa

10 dicas de organização para deixar a casa arrumada sem perder muito tempo

Manter a casa limpa e organizada pode parecer uma tarefa difícil e interminável, mas com os equipamentos de limpeza certos e mudando pequenos hábitos no dia-a-dia é possível simplificar as coisas e deixar tudo muito mais prático. Confira 10 dicas de organização para deixar a casa arrumada sem perder muito tempo!

Organizando a casa

1 – Arrume a cama quando levantar, assim você espanta a preguiça e deixa o quarto mais organizado. Conforme o passar do dia, é comum que o cansaço seja maior, tornando ainda mais difícil dar início a essa tarefa. É o tão conhecido “já já eu faço” que vai tomando conta de você.

2 – Sempre que sobrar um tempinho, tire o pó. Querendo ou não, o pó e outras sujeirinhas ajudam a dar um ar de desorganização ao ambiente.

3 – Organize seu equipamento de limpeza por partes: coloque em um cesto o que é para limpar o banheiro, em outro o material da cozinha, em outro o da sala e dos quartos, e assim por diante. Desta maneira você se organiza e não fica indo e voltando para a lavanderia em busca do que esqueceu.

4 – Recolha sempre o lixo dos banheiros. Você pode optar um horário fixo do dia para recolher esse lixinho.

5 – Às vezes a mesa fica cheia de papeis, cartas, documentos e, nesses casos, utilize caixas organizadoras ou pastas para guardar esses itens, impedindo o acúmulo dos mesmos sobre mesas, escrivaninhas e racks.

Organizando a mesa

6 – Não acumule revistas e jornais velhos. No caso de emergências, é possível consultar artigos e edições online.

O mesmo serve para o resto dos itens em sua casa: será mesmo que você ainda os usa? Caso não, descarte ou doe, mas não fique com eles, pois geralmente ocupam espaço desnecessário que poderia estar sendo usado para guardar outras coisas.

7 – Não deixe louça suja na pia. Se usar algo, lave na hora e coloque isso como regra para todos da casa, afinal não tem nada pior do que chegar da rua e se deparar com uma pia cheia de louça para lavar.

8 – Deixe cestos nos banheiros para roupa suja, evitando que roupas sujas fiquem espalhadas pelos cômodos.

9 – Troque roupas de cama e de banho uma vez na semana.

organização da cama e quartos

10 – Usou, limpou, guardou. Essa é a regra mais básica, capaz de acabar com 90% da bagunça.

Essas foram as 10 dicas básicas para manter a casa organizada sem perder muito tempo. O segredo é adquirir alguns hábitos diários e não deixar o que pode ser feito agora para depois.

Mas o blog post não termina por aqui: ainda temos mais um assunto que é importante tratarmos, já que impacta diretamente na limpeza e organização da casa:

A importância de higienizar os equipamentos de limpeza da casa

Não é apenas a casa que precisa estar limpa e organizada. Os utensílios de limpeza, como vassouras, MOPS, rodos, panos, espanadores e baldes, também necessitam de manutenção e cuidados especiais.

Aproveite e leia também: Como usar o MOP para manter a limpeza de casa por mais tempo?

Utensílio de Limpeza Útil Fácil

A higienização dos equipamentos prolonga a vida útil dos objetos, ajuda a evitar doenças e aumenta a eficiência durante a limpeza. No entanto, é preciso prestar atenção e trocar os equipamentos de limpeza doméstica quando estiverem desgastados.

A vida útil de baldes e bacias de plástico, por exemplo, depende da qualidade do material e da frequência e condições de uso. Além de desinfetar os objetos com água sanitária e não sobrecarrega-los, é fundamental não expor os equipamentos ao sol e guardá-los limpos.

As escovas para a limpeza do vaso sanitário são os utensílios que mais possuem bactérias. Por isso, é essencial limpar profundamente após o uso ou pelo menos semanalmente. A durabilidade vai depender da frequência de uso. Troque-as quando as cerdas começarem a abrir.

Quer saber mais dicas sobre organização e equipamentos de limpeza doméstica? Não deixe de acompanhar o nosso Blog.



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *