Como organizar a mudança?

dicas de mudança

Mudar de casa traz a sensação de novidade e de começar uma rotina diferente, mas junto também vem a preocupação com o processo de empacotar todos os nossos pertences, limpar e organizar tudo no novo espaço.

É uma tarefa cansativa e que demanda tempo, mas com um pouco de organização e dedicação, tudo pode ser feito de forma prazerosa e com menos estresse. Nem sempre a mudança pode ser planejada com antecedência suficiente, mas, mesmo assim, procure começar a se organizar o quanto antes.

Faça planilhas e checklists com todas as tarefas e materiais que precisa separar, sem ordem de prioridade, apenas anote tudo o que lembrar referente à mudança, como por exemplo, conseguir caixas de papelão, fitas para embalagem e canetas, comprar MOP e produtos de limpeza para fazer uma faxina na nova casa, contratar uma empresa de transportes e mudanças e mudar o endereço das correspondências.

dicas para organizar a mudança

 

A lista fará com que você não precise ficar pensando o tempo todo no que deve ser feito, pois tudo estará registrado. Tente fazer uma seleção rigorosa do que não precisa ir para a nova residência. Roupas, sapatos, brinquedos, livros e objetos pessoais que não servem mais, estão quebrados ou não tem mais uso para você e sua família devem ser descartados.

 

dicas para organizar a mudança

Dicas para facilitar a mudança

1 – Antes de se mudar, limpe a casa toda com um MOP, pois são muito práticos para diversos tipos de pisos e vão otimizar seu tempo.

2- Orga­nize também aquela bagunça que sem­pre fica escon­dida em algum canto. Isso fará com que a casa se mantenha conservada e em bom estado para os possíveis novos donos ou inquilinos.

3 – Encaixote tudo! Um lugar fácil de con­se­guir cai­xas é em super­mer­ca­dos e mer­ca­dos de bairro. Caso não encon­tre, procure no cen­tro de reci­cla­gem mais próximo e com­pre algu­mas por ótimos preços.

4- Guarde tudo que puder e tente dividir de acordo com os objetos ou cômodos, etiquetando as caixas com cores diferentes ou utilizando mar­ca­do­res per­ma­nen­tes, que também são ótimos para incluir infor­ma­ções impor­tan­tes, como o cômodo de des­tino e o con­teúdo da caixa.

5 – Encaixotar as coisas cômodo por cômodo, mantendo o conteúdo de dife­ren­tes espa­ços em dife­ren­tes cai­xas vai eli­mi­nar con­fu­são e pou­par tempo quando esti­ver desencaixotando.

Nem tudo que você encai­xo­tar pre­ci­sará ser utilizado já nos pri­meiros dias no novo lar, cor­reto? Então separe as cai­xas também por pri­o­ri­dade.

 

Act_Util_facil_post_blog_Mudanca_04

 

6 – Embru­lhe o que for mais frágil ou necessário, mas fique atento: quase sem­pre as coi­sas que são embru­lha­das com jor­nal ficam com tinta que as folhas sol­tam, então depois de desem­bru­lhar você, pro­va­vel­mente, vai pre­ci­sar limpá-las com um pano de microfibra, que é prático porque não precisa aplicar produtos químicos e é perfeito para diversas superfícies.

7 – Imprima algu­mas eti­que­tas com seu novo ende­reço antes de se mudar. Poderá ser muito útil para dei­xar com os mora­do­res da sua antiga casa para que eles pos­sam entrar em contato ou enca­mi­nhar qual­quer cor­res­pon­dên­cia que che­gue após sua mudança.

8 – Assim que che­gar na nova casa defina um cômodo, de preferência um dos quartos, para ser o último a ser organizado. Ele será uma zona livre de cai­xas e vai ser­vir para que você e sua famí­lia pos­sam des­can­sar e rela­xar quando precisarem.

9 – Faça um mutirão com a família e os amigos que estiverem disponíveis para organizarem e limparem tudo antes de desencaixotar e posicionar cada objeto em seu devido cômodo. É importante garantir pisos limpos e livres de poeira, pois eles são a base da casa e é por cima deles que todos os móveis e objetos estarão dispostos.

10 – Caso tenha ani­mais de esti­ma­ção, planeje também a segurança e conforto de cada um deles enquanto desencaixota e limpa tudo. Ponha o gato no banheiro com a caixa de areia e o cachorro num cer­cado no quin­tal ou na lavan­de­ria, longe dos produtos e itens de limpeza. Além disso, pro­cure dar um pouco mais de aten­ção para eles no pri­meiro dia, pois os ani­mais demo­ram mais para se adaptar a novos ambientes.

Faça com que a pri­meira noite na nova casa seja inesquecível! Peça comida ou se estiver disposto, faça um jantar especial. Isso fará com que você e sua famí­lia e amigos rela­xem, fiquem unidos e se empolguem com o novo começo!

 



Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *